A Dança Inclusiva como conceito pelo Dançando com a Diferença abarca metodologias em Dança desenvolvidas por Henrique Amoedo, diretor artístico da companhia.
No contexto desta companhia, a Dança Inclusiva é o reflexo da trajetória profissional e académica do mentor e diretor artístico do projeto, que desenvolve trabalhos desta natureza desde o ano de 1996 entre o Brasil e Portugal.
No cenário contemporâneo das artes performativas, a Dança Inclusiva contribuiu para a valorização das capacidades e competências artísticas dos bailarinos com deficiência. O Dançando com a Diferença dissemina a Dança Inclusiva através dos seus trabalhos em circulação pelo território nacional e internacional. Esta companhia distingue-se pelo trabalho em áreas – estruturais de intervenção, tendo em conta a heterogeneidade dos elencos de repertório e as atividades sociais e pedagógicas realizadas, independentemente do tipo de deficiência.
As metodologias inerentes conciliam conhecimentos de diferentes áreas: desenvolvimento pessoal, deficiência, reabilitação e Dança, com o intuito de proporcionar o desenvolvimento global das capacidades e competências específicas na Dança de todos os bailarinos com a finalidade da sua profissionalização. A formação de base do bailarino é enriquecida com os contributos de diferentes professores e criadores convidados pela companhia.
Espera-se num futuro próximo replicar as práticas do Dançando com a Diferença em diferentes cidades do país e estrangeiro.