CMF atribui Voto de Louvor ao intérprete Bernardo Graça

CMF atribui Voto de Louvor ao intérprete Bernardo Graça

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) atribuiu um Voto de Louvor ao intérprete da Dançando com a Diferença, Bernardo Graça, pelo Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas 2025 – Dança.

O Voto de Louvor foi submetido pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Jorge Carvalho, e aprovado por unanimidade na reunião ordinária da edilidade, realizada a 8 de janeiro de 2026.

Na comunicação enviada à Dançando com a Diferença, pode ler-se que “Bernardo Graça é a prova viva de que o talento, a paixão e a dedicação quebram todas as barreiras” e que o intérprete contribui para a valorização da dança no Funchal.

Henrique Amoedo, Diretor Artístico, salienta que este Voto de Louvor “reconhece o percurso artístico desenvolvido no contexto de uma estrutura profissional de criação, com atividade regular, continuidade programática e relevância no panorama da dança contemporânea”.

“Este reconhecimento adquire particular significado no ano em que a Dançando com a Diferença assinala 25 anos, marcados por um trabalho consistente de investigação artística, criação, mediação e circulação nacional e internacional. Os próximos anos orientam-se para o futuro e para a consolidação dos princípios da diversidade e da excelência artística.”

A Câmara Municipal do Funchal destaca ainda que o “Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas tem como missão promover talentos em duas áreas artísticas com forte impacto no panorama nacional — Circo e Dança — mas que nem sempre têm o reconhecimento que merecem.”

Bernardo Graça nasceu em 2000, na ilha da Madeira, e tem trissomia 21. Em 2016, com 16 anos, passou a frequentar as aulas regulares da Dançando com a Diferença, companhia portuguesa de dança contemporânea reconhecida internacionalmente pelo seu carácter pioneiro na inclusão de pessoas com e sem deficiência no universo das artes performativas. O bailarino é dirigido por Henrique Amoedo, fundador da companhia, e frequenta regularmente ações de formação em dança e movimento.

Em 2017, foi selecionado pela coreógrafa Tânia Carvalho para integrar o elenco da criação Doesdicon. A partir de 2021, integrou o elenco de Vaamo Share Oque Shop É Beiro Pateiro, da coreógrafa Vera Mantero. Atualmente, participa como intérprete em três criações da Dançando com a Diferença: Blasons, de François Chaignaud, ÔSS, de Marlene Monteiro Freitas, e Qual é o Código?, de Sofia Neuparth.

A formação constitui um eixo estruturante no percurso de Bernardo Graça. Em 2025, participou no workshop A Voz em Ação, de João Castro, no workshop Método Dança – Educação Física, de Edeilson Matias, na oficina de circo Corpos em (des)equilíbrio, de Alan Sencades, e no workshop Dança e Filosofia: Ética, Raízes e Horizontes do Presente Frágil, de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão.

Ainda em 2025, integrou o elenco da criação Os Gigantes, de Victor Hugo Pontes, uma coprodução entre a Dançando com a Diferença, a Nome Próprio, o Festival DDD, o Teatro Viriato e o Teatro Municipal Baltazar Dias.

Destinado a jovens talentos das artes circenses e da dança, o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas foi lançado em 2021, no âmbito das comemorações dos 80 anos do Coliseu do Porto, em parceria com o Grupo Ageas Portugal.

A Companhia Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - XXIII Governo / Direção-Geral das Artes (2023 - 2026), Governo Regional da Madeira através da: Direção Regional de Educação da Madeira, Direção Regional da Cultura e Câmara Municipal do Funchal. É companhia residente no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Publicado a 20 Janeiro, 2026

50 Visualizações

Categoria:

Comunicação

Tags: