Apresentação do projeto +INCLUSÃO - ESCOLAS

Apresentação do projeto +INCLUSÃO - ESCOLAS

No dia 07 de junho pelas 18h30 na sede dos Dançando com a Diferença haverá lugar à apresentação dos resultados do projeto piloto +INCLUSÃO - ESCOLAS,  desenvolvido por esta instituição em parceria com a Secretaria Regional da Educação / Escola Horácio Bento Gouveia.

No +INCLUSÃO ESCOLAS visamos a promoção e o desenvolvimento das capacidades globais dos alunos com necessidades educativas especiais através dos "Treinos de Autonomia Vida Diária" (TAVD) em conjunto com outras práticas e métodos educativos e pedagógicos desenvolvidas através da Dança pelo o grupo Dançando com a Diferença. Com este projeto piloto pretendeu-se formar e criar bases para a promoção da autonomia e vida independente dos alunos com deficiência em idade escolar, buscando o desenvolvimento de competências com atividades num contexto o mais aproximado possível da vida real, representando um meio de preparação para a entrada na vida adulta.

Acerca da importância do desenvolvimento de atividades práticas no âmbito da educação na deficiência, Henrique Amoedo, Diretor Artístico do Dançando com a Diferença, refere: “para os jovens com deficiência intelectual é primordial a vivência prática e a aproximação dos contextos reais. As atividades desenvolvidas no +INCLUSÃO ESCOLAS proporcionam tais vivências. No que se refere especificamente à Dança, tais práticas servem para preparar estes alunos para o desenvolvimento da autonomia, num nível máximo segundo as capacidades individuais. Serão ser utilizadas na sua vida quotidiana e profissional. O início deste projeto piloto só foi possível devido ao investimento em equipamentos e pessoal feito por nós, com recursos vindos de doações privadas e com o apoio da Secretaria Regional de Educação. Pretendemos, após a avaliação positiva desta experiência, dar continuidade e reunir condições para a sua expansão”.

Iniciado em março deste ano, durante o período deste projeto piloto, a equipa educativa do Dançando com a Diferença em conjunto com os 9 alunos da unidade especializada e respetiva equipa de docentes da Escola Horácio Bento Gouveia, desenvolveram atividades que englobaram a aquisição de competências na área da culinária, cuidados pessoais, limpeza e mobilidade.

Neste dia 07 de junho, contando com a presença do Sr. Secretário Regional da Educação, será apresentado aos encarregados de educação dos alunos envolvidos e à comunidade diretiva e docente da unidade especializada da escola Horácio Bento Gouveia, a base teórica e operacional do projeto +INCLUSÃO ESCOLAS, mostrando passo a passo as atividades desenvolvidas durante o este período e a respetiva avaliação dos participantes.

Este momento, também ele de convívio, será utilizado para reafirmar o interesse dos Dançando com a Diferença na continuidade do desenvolvimento deste projeto no próximo ano letivo, tendo em vista o aprofundamento dos seus conteúdos teóricos e práticos e consequentemente a sua expansão para espaços educativos onde a aplicação deste tipo de projeto se mostre pertinente e uma mais-valia na melhoria na qualidade dos jovens com deficiência em idade escolar.