Dançando com a Diferença traz Vera Mantero ao Funchal

Dançando com a Diferença traz Vera Mantero ao Funchal

Para o período entre 18 e 22 de Março, o Dançando com a Diferença lançou um convite à coreógrafa e bailarina Vera Mantero de vir à Madeira e desenvolver o workshop “O Corpo Pensante” para o seu elenco de bailarino profissionais e uma atividade pública denominada “A Minha História da Dança”.

“A Minha História da Dança” é uma atividade aberta a todo o público, conhecedores e curiosos pelo trabalho da Vera Mantero e decorrerá na próxima quarta-feira, dia 20 de março entre as 18h e as 20h no Ginásio de São Martinho (caminho do Esmeraldo nº 6). Será a segunda sessão desta atividade, à semelhança da anterior que aconteceu com La Ribot no passado mês de janeiro.

Em “A Minha História da Dança”, Vera Mantero, desenvolverá uma conversa com o público presente, onde apresentará e descreverá todo seu percurso na área da dança, falando dos seus trabalhos, das suas ideias, das suas influências e inspirações. Em jeito de conversa informal, esta iniciativa de O Rumo do Fumo e do Fórum Dança é   promovida na Madeira pelos Dançando com a Diferença e busca desenvolver uma relação de proximidade entre o público e os trabalhos dos artistas que aqui se apresentam. Todos os interessados em assistir ao “A Minha História da Dança” de Vera Mantero deverão, impreterivelmente até a terça-feira dia 19 de março, reservar lugar através do número: 92 706 9966 ou email: [email protected]

 

Com o elenco do Dançando com a Diferença, Vera Mantero desenvolverá o workshop denominado “O Corpo Pensante”, um trabalho onde a relaxação, o uso da voz, da escrita, da respiração e da associação livre são alguns dos meios para chegar aos movimentos, ações, estruturas e desejos de composição que se encontram em nós.

Nesta atividade são importantes os estados particulares de consciência, a atenção a sinais exteriores e interiores (awareness), o uso do espaço e a exploração de objetos e materiais. Acerca desta iniciativa com Vera Mantero, o Diretor Artístico do Dançando com a Diferença, Henrique Amoedo refere-nos que “a proposta de Vera Mantero vem de encontro ao desenvolvimento da consciencialização corporal e profissional, bases do Método Dança-Educação Física, por nós utilizado como na construção da nossa metodologia de intervenção. É também um dos nossos objetivos investir na formação contínua dos nossos intérpretes, sendo esta uma das ações que vai de encontro a este objetivo”.

Artista, bailarina e coreógrafa, Vera Mantero estudou dança clássica com Anna Mascolo e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Tornou-se um dos nomes centrais da Nova Dança Portuguesa, tendo iniciado a sua carreira coreográfica em 1987 e mostrado o seu trabalho por toda a Europa, Argentina, Uruguai, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA e Singapura. Em 1999 a Culturgest organizou uma retrospectiva do seu trabalho até à data, intitulada “Mês de Março, Mês de Vera”. Representou Portugal na 26ª Bienal de São Paulo 2004, com "Comer o Coração", criado em parceria com Rui Chafes. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Almada (IPAE/Ministério da Cultura) e em 2009 o Prémio Gulbenkian Arte pela sua carreira como criadora e intérprete. Desde 2000 dedica-se também ao trabalho de voz, cantando repertório de vários autores e co-criando projectos de música experimental.

O Workshop “O Corpo Pensante” de Vera Mantero e a atividade “A Minha História da Dança” de o Rumo do Fumo e o Fórum Dança, são promovidas na Região Autónoma da Madeira pelo Dançando com a Diferença com o financiamento da Direção-Geral das Artes.