8º Encontro Nacional de Famílias 21

8º Encontro Nacional de Famílias 21

Dançando com a Diferença traz à Madeira o ‘Encontro Nacional de Famílias 21’

 

É já este fim-de-semana, 24 e 25 de Março, que o grupo Dançando com a Diferença e a Associação Pais 21 trazem, pela primeira vez à Região Autónoma da Madeira, o Encontro Nacional de Famílias 21. Este encontro anual é um veículo essencial na partilha de informações, conhecimentos e experiências entre familiares de jovens e adultos com Trissomia 21 e foi criado pela Associação Pais 21.

A 8.ª Edição deste evento terá lugar na Escola Horácio Bento Gouveia e pretende discutir o tema da profissionalização dos jovens e adultos com trissomia 21, procurando debater o presente e o futuro para estes jovens em termos de inclusão social e laboral, um tema que actualmente se encontra em debate por toda a Europa e que certamente é uma das questões que preocupam os pais e familiares destes jovens.

Segundo Henrique Amoedo, Director artístico do ‘Dançando com a Diferença’, um dos organizadores, este encontro “trata-se de uma preocupação normal de qualquer pai querer compreender qual a possibilidade de futuro e de trabalho para os seus filhos, mesmo quando falamos de jovens com trissomia 21 e sobretudo numa época onde o debate pela plena inclusão domina as diversas vertentes do espectro social”, questionando se “não deverá o emprego e a profissionalização fazer parte desse debate?”

Num encontro que junta pais e familiares dos mais diversos pontos país, no sábado dia 24 de Março, poderão contar com um programa que passa por uma conferência com os jovens bailarinos com trissomia 21 do grupo ‘Dançando com a Diferença’ sobre o percurso como bailarinos profissionais. De seguida, a constituição de diversos grupos de trabalho estará em discussão através das temáticas ‘Nós e o Trabalho (jovens e adultos com T21)’; ‘A Legislação e as práticas trabalhistas no universo da deficiência’; ‘A transição entre a escolaridade e mundo do trabalho’, com os resultados e as conclusões a serem apresentados nessa mesma tarde para todos os participantes.

O encerramento das actividades de sábado contará com as intervenções da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho e de Marcelina Souscheck, Presidente da Associação Pais 21.

Haverá ainda um momento artístico com pequenos excertos do grupo ‘Dançando com a Diferença’.

O Domingo, 25 de Março, será composto por actividades como o ‘Nós Temos Voz’ um espaço aberto à partilha por parte de todos os presentes, que terão aproximadamente 7 minutos para apresentar e partilhar ideias, levantar questões, preocupações, ou até mesmo experiências pessoais e familiares. Neste mesmo dia haverá ainda um conjunto de workshops.

O 8.º Encontro Nacional de Famílias 21 é um evento do grupo Dançando com a Diferença com Associação Pais 21 que conta com o apoio da Secretaria Regional da Educação, encontro aberto à participação de todas as famílias, profissionais e interessados na área sobre conhecimentos de trissomia 21 e outros aspectos relativos à acessibilidade, inclusão social e profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual.

Apesar de encerradas as inscrições, todos os interessados têm até quinta-feira, dia 22 de Março, às 16 horas para manifestar interesse na participação através do email: [email protected] e do contacto +351 927 069 966

 

Fonte: Diário de Notícias (Madeira)

Publicado a 23 Março, 2018

3209 Visualizações

Categoria:

Comunicação