Endless

de Henrique Amoedo

2012

ENDLESS

 

ENDLESS é um espetáculo onde a dança, a música e o vídeo interagem questionando a condição humana, a vida, a degradação do corpo e a nossa única certeza, a morte. Sem fim? Talvez.

As visitas realizadas ao Memorial do Holocausto (em Berlim), à Colina das Cruzes (na Lituânia) e aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau (na Polónia) permitiram ao coreógrafo e parte do elenco de intérpretes sentir/viver emoções e, num processo de residência artística, recolher imagens-chave que posteriormente serviram de base para a constituição do guião deste espetáculo que foi concluído na paz da Estónia, em abril de 2012.

Depois de um longo período, em que várias fases, com diferentes trabalhos burocráticos, foram cumpridas, eis que em novembro de 2010, com as baixas temperaturas que se faziam sentir em Berlim (na Alemanha) iniciámos esta viagem que mais tarde resultaria na criação deste espetáculo. Foi o primeiro encontro entre os parceiros do Motivated by Art, Art of Motivation, o Ma-Ma Project.

O Ma-Ma Project - Motivated by Art, Art of Motivation foi um projeto de intercâmbio artístico apoiado pela Comissão Europeia através do Grundtvig Lifelong Learning Program na qual participam cinco organizações de diferentes países. Da Alemanha, a Art Aspects – Berlim, da Estónia a Põltsanaa Art Association – Põltsanaa, da Lituânia a Ventos Socialines Globos Namai – Siauliai, da Polónia a Caritas of Katowice Archdiocese – Centro para pessoas com deficiência “Divine Mercy” – Katowice e de Portugal a Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença (AAAIDD), através do Dançando com a Diferença e dos seus grupos secundários.

ENDLESS, uma criação de Henrique Amoedo, escolhido entre os parceiros para ser o diretor artístico e também coreógrafo da performance final, foi o espetáculo criado neste âmbito e que marcou a finalização do projeto e passou a integrar o repertório do Dançando com a Diferença.

(Henrique Amoedo)

 

 

Ficha Artística

Coreografia e direção artística: Henrique Amoedo

Desenho e edição de vídeo: Filipe Ferraz

Desenho e elaboração dos figurinos: Dançando com a Diferença (Portugal) e Põltsamaa Art Association (Estónia)

Desenho dos cenários: Dançando com a Diferença (Portugal) e Centro para Pessoas com Deficiência “Divine Mercy” (Polónia)

Construção dos cenários: Centro para Pessoas com Deficiência “Divine Mercy” (Polónia)

Desenho e operação de luz: Maurício Freitas

 

Duração: 70 minutos

Indicado: + de 12 anos

Estreia mundial: 11/05/2012   Centro das Artes Casa das Mudas   Calheta (Portugal)

Endless

Endless

Publicado a 27 Março, 2018

1555 Visualizações

Categoria:

Repertório