Encludança-3º Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade

de Dançando com a Diferença e Câmara Municipal do Funchal

2017

Encludança - 3º Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade

 

Data: 30 de Novembro a 07 de Dezembro de 2017

Local: Madeira - Portugal

Promotores: Associação dos Amigos da Arte Inclusiva Dançando Com a Diferença (AAAIDD); Câmara Municipal do Funchal

Apoio: Secretaria Regional da Educação

 

Evento criado pelo grupo Dançando com a Diferença na Região Autónoma da Madeira que teve a sua primeira edição em junho de 2010 para promover o debate e a partilha de experiências nas áreas da Inclusão e Artes, difundindo assim, o conhecimento e o desenvolvimento em termos das práticas inclusivas, essencialmente em trabalhos que envolvam as áreas artísticas e sociais.

No ano de 2017 o Encludança que decorreu na cidade do funchal teve uma especial incidência na deficiência intelectual e na aprendizagem ao longo da vida, fazendo subir ao palco diferentes grupos nacionais e internacionais com artistas de diversas idades integrados em grupos com diferentes especificidades (desde crianças a população sénior), através da apresentação de espetáculos de Dança e Teatro amadores e profissionais.

Indo além da componente cultural e artística esta edição do Encludança ficou marcada pela apresentação de um simpósio científico denominado Freaks & Cyborgs: Diferenças em cena Ontem, Hoje e Amanhã nos dias 02 e 03 de Dezembro. Este simpósio, fruto de uma parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, teve como ponto central conversas e partilha de experiências sobre os trabalhos em torno da presença da pessoa com deficiência no panorama cultural global, com especial incidência sobre um olhar na presença da tecnologia como forma de adaptação às exigências e necessidades físicas e sensoriais das pessoas com deficiência e a sua presença e contribuição para as mudanças das noções e conceções estético-artísticas no panorama artístico do novo século.

A complementar esta vertente mais científica do Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade (ENCLUDANÇA) aconteceram dois Workshops. Um de Dança e outro de Teatro, que tiveram lugar no Ginásio de São Martinho e foram ministrados por duas referências nacionais e internacionais no panorama da Arte Inclusiva, estando abertos à participação de todos mediante inscrição prévia.

Além das conversas e workshops, para finalizar este simpósio, os participantes poderam assistir no Teatro Municipal Baltazar Dias a um ciclo de apresentação de pequenos documentários entre 15 a 40 minutos que relataram diversas experiências sobre o trabalho com pessoas com deficiência no domínio das artes.

A palestra Da "Palavra ao Corpo: A Violência na Diferença" sob a responsabilidade de três palestrantes convidados abordaram em diferentes escolas da região a temática do bullying, violência e as noções sobre a diferença do outro. Nesta ação este encontro internacional mostra que não devemos descurar a importância da aprendizagem ao longo da vida. Os eventos do ENCLUDANÇA foram realizados e destinaram-se a diferentes públicos-alvo, dos séniores aos jovens em idade escolar e contemplaram também a descentralização, já que sairam do Teatro Municipal Baltazar Dias e foram ao encontro das populações em outros ambientes, incluindo o escolar.

 

Atividades:

Espetáculo 1

Dia 30 de Novembro às 21h00 no Teatro Municipal Baltazar Dias

Crinabel Teatro

“Guia Prático Para Artístas Ocupados”

Inspirado em “A Play of Selves” de Cindy Sherman

Encenação: Marco Paiva

 

Espetáculo 2

Dia 03 de Dezembro às 21h00 no Teatro Municipal Baltazar Dias

“Uma sessão, dois espetáculos, duas companhias, uma Estreia”

[1ª Parte]

Grupo em Movimento

"CreSer"

Coreografia: Andreia Alpuim, Francisco Brás, Henrique Amoedo e Teresa Faria e Silva

 

 [2ª Parte]

Estreia

Dançando com a Diferença Sénior

"Garanito: Histórias e Memórias"

Coreografia: Natércia Kuprian e Telmo Ferreira

 

Espetáculo 3

Fritsh Company

"Mesa Para Tr3s"

Coreografia: António Ruz ,Patrícia Ruz e Amaya Galeote

 

 

Simpósio

Freaks & Cyborgs: Diferenças em cena Ontem, Hoje e Amanhã

Datas: 02 e 03 de Dezembro

Local: Teatro Municipal Baltazar Dias e Ginásio de São Martinho

 

 

Palestras: "Da Palavra ao Corpo: A Violência na Diferença"

A presença do outro e a aceitação das diferenças daqueles que nos rodeiam é fundamental para uma boa convivência em sociedade e é dos elementos essenciais para a formação da identidade dos jovens como futuros cidadãos. A diferença, nas suas mais diversas vertentes é ainda uma das principais causas para violência no meio escolar. A incompreensão e o desconhecimento em relação ao outro surgem como principais elementos de segregação, discriminação e agressão, nunca sendo vistos como elementos de curiosidade, compreensão e inclusão.

As palestras “Da Palavra ao Corpo: A Violência na Diferença” são um elemento de intervenção escolar inserido no Encludança - 3º Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade, que com a ajuda dos palestrantes Marco de Barros, Telmo Ferreira e Thiago Soares discutir-se-á temas como as diferenças (corporais e sociais), o bullying, orientação e género e a importância, aceitação e inclusão do outro como um dos princípios fundamentais de humanismo. Numa conversa/debate com os alunos de diferentes escolas da região, cada interveniente falará a partir das suas experiências pessoais.

Calendarização Palestras:

Dia 04 de Dezembro:

11h30: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

15h00: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Dia 05 de Dezembro:

11h30: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre

15h00: Escola Básica e Secundária de Machico

ENCLUDANÇA - 3º Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade

ENCLUDANÇA - 3º Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade

Publicado a 27 Março, 2018

489 Visualizações

Categoria:

Atividades