Encludança - 1º Encontro Inclusivo de Dança

de Dançando com a Diferença

2010

"Encludança - 1º Encontro Inclusivo de Dança"

 

 

Data: 26 a 31 de Julho de 2010

Promotores: Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença (AAAIDD); Grupo Dançando com a Diferença

Local: Madeira - Portugal

 

O Evento

A Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença (AAAIDD) apostando na formação dos  elementos que integram os seus  grupos e ainda alargando esta perspetiva ao público em geral, realizou de 26 a 31 de Julho de 2010 o 1º Encontro Inclusivo de Dança (ENCLUDANÇA).

Para este evento convidaram-se profissionais internacionalmente reconhecidos que desenvolvem as suas atividades em companhias de dança no Reino Unido, Espanha e Brasil.

 

 

OS Convidados (Workshops / Depoimentos / Conferência / Mesa Redonda):

 

Pedro Machado (Reino Unido)

Nascido em França, criado no Brasil e educado em Inglaterra, em 2007 foi nomeado, conjuntamente com Stine Nilsen, co-director artístico da CanDoCo Dance Company (Londres), a maior referência internacional entre as companhias de Dança Contemporânea que incluem pessoas com deficiência no seu elenco, substituindo a directora artística fundadora, Celeste Dandeker.

Antes de assumir esta função, dançou na companhia por nove anos, participando das criações de importantes coreógrafos, além de contribuir no seu projecto educativo.

 

Rosangela Bernabé e Renata Carvalho (Brasil)

Rosangela é uma das precursoras do trabalho de dança com pessoas com deficiência no Brasil, tendo representado o país em diferentes eventos nacionais e internacionais com o Grupo Giro. Venceu o prémio Cláudia (2001), concedido pela Editora Abril através da sua publicação homónima, pelo mérito social e artístico do seu trabalho.

Renata Carvalho é psicóloga, professora de dança com formação em reeducação do movimento. Foi a primeira bailarina usuária de cadeira de rodas no Brasil e uma das fundadoras do Grupo Giro.

 

Flávia Cintra (Brasil)

É jornalista e activista dos direitos das pessoas com deficiência. Representou o Brasil no Comité ad-hoc, criado pela ONU para elaboração da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Foi consultora de Manoel Carlos e assessorou a actriz Alinne Moraes aquando da novela “Viver a Vida” exibida no Brasil pela Rede Globo e, em Portugal, pela SIC durante o ano de 2010.

 

Carla Vendramin (Reino Unido)

É professora do programa Step Into Dance da Royal Academy of Dance na escola West Lea, para crianças com necessidades educativas especiais. Trabalhou nos projectos educacionais da Candoco Dance Company e actualmente também trabalha no centro Markhouse num projecto que envolve pessoas com diferentes tipo de deficiência.

 

Gabriela Martim León (Espanha)

É a presidente da Fundación Psico Ballet Maite León, em Madrid. Formada pelo Real Conservatorio de Madrid, é bailarina de técnica clássica, ballet clássico espanhol, além de coreógrafa de dança contemporânea, figurinista e cenógrafa.

 

Carolina Gurgel (Brasil)

Directora Artística e intérprete da In Verso Companhia de Dança, em Natal, no Brasil, Carolina Gurgel é também psicóloga especialista, com pesquisas e trabalhos realizados na área da deficiência, contribuindo assim para a investigação acerca da inclusão e da formação de bailarinos.

 

Henrique Amoedo (Portugal)

Fundador da Roda Viva Cia de Dança em Natal (Brasil), companhia que dirigiu de 1994 a 2001 e assessor técnico-artístico na criação da Cia. Experimental – Grupo Mão na Roda, em Diadema (Brasil). Foi o responsável pela implementação da Dança Inclusiva na Região Autónoma da Madeira através do Projecto Dançando com a Diferença e, actualmente, é o director artístico da Associação dos Amigos da Arte Inclusiva Dançando com a Diferença. Mestre em Performance Artística-Dança, investiga a participação de pessoas com deficiência no universo contemporâneo da dança.

Encludança - 1º Encontro Inclusivo de Dança

Encludança - 1º Encontro Inclusivo de Dança

Publicado a 07 Abril, 2018

1691 Visualizações

Categoria:

Atividades