Vindinós

de Joana Laranjeira

2015

"Vindinós"

(Vídeo-Dança)

Co-Produção: Associação dos Amigos da Arte Inclusiva Dançando com a Diferença e Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

 

“Vinho colhido, vinho dançado e acabamo-nos naquela dança em que só TU conseguias descadeirar todas as moças da roda.”

Ao meu avô Laranjeira

 

Sobre Vindinós:

 

“Nós que se desenlaçam no conto de uma história resignificada pela experiência de três corpos, almas e espíritos que dançam a Vindima!

VINDINÓS é a experiência de cada uma no Contato com o Vinho e com a Vindima: uma manifestação e um produto cultural tão português.

Tocar. Degustar. Cheirar. Olhar. Ouvir.... Sentir. Viagem.... Memórias ativadas. Memórias reconstruídas. Vinho colhido”.

 

 

VINDINÓS, o vídeo-dança com direção e coreografia de Joana Laranjeira numa co-produção entre o Dançando com a Diferença e a Escola de Dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia teve a sua primeira exibição em julho de 2015 em Salvador (Brasil). No dia 23 de Janeiro de 2016 foi exibido no SCREENDANCE MIAMI 2016, nos Estados Unidos da América e teve 02 de fevereiro de 2016 a sua estreia na Ilha da Madeira, na sala de conferências da Escola Secundária Jaime Moniz.

Todo o trabalho de recolha de imagens, desenho e edição de vídeo foi desenvolvido por João Pedro Prioste e Miguel Rodrigues, alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Multimédia de 2015 da Escola Secundária Jaime Moniz, bem como de Sébastien Freitas, aluno do mesmo curso que colaborou em todo o processo de pré e pós-produção, no âmbito dos seus estágios curriculares no Dançando com a Diferença que também recebeu, na mesma altura a então aluna do curso de dança, Joana Laranjeira.

Em VINDINÓS dançam a própria coreógrafa e também intérprete Joana Laranjeira, além de Joana Caetano e Bárbara Matos, intérpretes gentilmente cedidas pelo Dançando com a Diferença para nesta co-produção.

Para o professor José António Gouveia, coordenador do curso da Escola Secundária Jaime Moniz, “Este trabalho é ilustrativo da importância que o processo de Formação em Contexto de Trabalho tem para os nossos alunos e que o contributo das diversas instituições e empresas para o mesmo é efetivamente significativo”.

Henrique Amoedo a referir a importância desta parceria com a Escola Secundária Jaime Moniz e também com a Fundação Cultural do Estado da Bahia, onde estava a concluir o seu curso a intérprete e criadora Joana Laranjeira, refere: “Ter a oportunidade de criar um espaço colaborativo entre uma aluna de um curso profissional, que mesmo sendo portuguesa está a fazer a sua formação em outro país, com alunos que estão aqui, tão próximos de nós, era uma chance de criarmos ricos momentos de troca e aquisição de conhecimentos para todos e a diferentes níveis. É importante termos a oportunidade de colocar os conhecimentos adquiridos em prática e os alunos da Jaime Moniz durante o seu período de estágio connosco puderam conhecer diferentes vertentes de aplicabilidade do vídeo no quotidiano de uma associação como a nossa, que tem como foco a Dança. Foi mesmo enriquecedor para todos nós e muito bom poder comprovar, na prática a qualidade e força de vontade dos alunos envolvidos. Perceber agora que o resultado deste trabalho começa a ser internacionalmente reconhecido, tanto para nós, quanto para os então alunos – e agora profissionais, já que concluíram os seus cursos – motivo de muito orgulho. Começaram muito bem as suas trajetórias, é o que posso dizer!”.

 

 

Ficha Artística

 

Direção artística e coreografia: Joana Laranjeira

Música: B-Fachada (“Deus, Pátria e Família”); Música Tradicional Portuguesa (Edição/Edition: Ricardo Costa); Danças Ocultas (“Dança II”)

Intérpretes (co-criadores): Joana Laranjeira e gentilmente cedidas pelo Dançando com a Diferença: Joana Caetano e Bárbara Matos

Filmagem, desenho e edição de vídeo: Joana Laranjeira; Pedro Nóbrega P.; Miguel Rodrigues

Figurinos: Carol Diniz; Joana Laranjeira

Costureiras: Maria Arminda Brazão; Marinalva

Locações: Adegas da Madeira Wine Company; Campo Experimental do Estreito da Calheta / Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira; Ruínas de São Jorge

Produção: Joana Laranjeira (Brasil e Portugal); Natércia Kuprian / Dançando com a Diferença (Portugal)

 

Orientação: Escola de Dança da FUNCEB, por Carol Diniz e Nirlyn Seixas

Co-Orientação: Dançando com a Diferença, por Henrique Amoedo

Co-Produção: Escola de Dança da FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia; Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença (AAAIDD)

Apoios: Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira; Madeira Wine Company; TAP – Donate Miles

Vindinós

Vindinós

Publicado a 07 Abril, 2018

24368 Visualizações

Categoria:

Projeto