Por Delicadeza

de Henrique Amoedo

2016

POR DELICADEZA

 

Uma iniciativa do Teatro Viriato, no âmbito do plano de ação

do Conselho Local de Ação Social (CLAS), financiado pela Câmara Municipal de Viseu,

em parceria com o Dançando com a Diferença

 

POR DELICADEZA: a Dança Inclusiva para deficiências variadas, é um projecto de média duração na área da Dança Inclusiva desenvolvido para um grupo de pessoas com deficiências variadas, institucionalizadas e não institucionalizadas, da região de Viseu. Trabalha de forma profunda a experiência da dança com todos os seus participantes, independentemente de terem eles, ou não, algum tipo e/ou ligação prévia às questões que envolvem a deficiência.

Reúne pessoas com deficiências variadas, além de pessoas sem deficiência, no mesmo grupo de trabalho, quebrando a tendência médica/especialista da separação de pessoas por áreas de deficiência. O projecto é a consequência de um trabalho já experimentado em 2014 e dirigido pelo coreógrafo Henrique Amoedo, o Dançando com a Diferença – ROAD, que reuniu utentes de sete instituições de Viseu e que na altura serviu de análise e definição de parâmetros para a concretização de um projecto mais arriscado, exigente e com duração que permita um resultado mais consequente não só nos participantes directamente envolvidos mas também nas famílias e terapeutas que diariamente acompanham os utentes.

O projecto POR DELICADEZA preparou o terreno para a criação de um grupo de dança contemporânea em Viseu que reúna pessoas com e sem deficiência, sob a coordenação artística do mesmo Henrique Amoedo, coreógrafo que introduziu em Portugal o conceito Dança Inclusiva.

POR DELICADEZA tem a orientação de Francisca Mata e Ricardo Meireles e envolve 10 instituições de apoio às pessoas com deficiência e diversos participantes da comunidade. Uma iniciativa do Teatro Viriato, no âmbito do plano de acção do Conselho Local de Acão Social (CLAS), financiado pela Câmara Municipal de Viseu, em parceria com o Dançando com a Diferença.

 

 

Ficha Artística

Coordenação: Henrique Amoedo| Dançando com a Diferença

Orientação: Francisca Mata e Ricardo Meireles

 

Local: Teatro Viriato - Viseu (Portugal)

Data: 3  e 4 de dezembro de 2016 

Por Delicadeza

Por Delicadeza

Publicado a 08 Abril, 2018

1478 Visualizações

Categoria:

Repertório