Workshop - Madalena Victorino
"Sempre que começo um novo trabalho, imagino como irá ser. Como estarão as pessoas face aquilo que lhes vou propor. Como se transformará aquilo que levo na imaginação, que nas mãos dos outros, se transformará numa outra dança que eu antes de chegar, não consigo alcançar.
Os outros, quando ainda não os conheço, são como cavaleiros de um país longínquo que eu quero conquistar. Conquistar para o meu mundo. O mundo onde a dança nos dá dias e noites de prazer, de ideias, de realizações, de felicidade. A felicidade da corrida, dos gestos largos, da entrega ao movimento que se lança ao espaço para que o tempo fuja à nossa frente e nos leve daqui para lá. Lá, o sítio onde dançaremos sempre. Todos.
Tenho altas expectativas, tenho vontade, tenho imenso respeito."
Madalena Victorino, Dezembro de 2010, dois meses antes de vir conhecer o Grupo Dançando com a Diferença do Funchal, Madeira
Data: 14 a 19 Fevereiro de 2011
Local: Ginásio de São Martinho-Funchal
Formadora: Madalena Victorino
Horas de Formação: 15,30
Madalena Victorino
Coreógrafa, professora e programadora.
Estudou e formou-se em dança contemporânea, composição coreográfica e pedagogia das artes no The Place, London School of Contemporary Dance, no Laban Centre/Goldsmith’s College, University of London e na Exeter University nos anos 70 e 80 no Reino Unido.
Desde então, vive em Portugal e nestas últimas 3 décadas, o seu trabalho tem-se evidenciado pela criação de muitos projetos culturais e artísticos de dimensão comunitária, que sempre se vocacionam para a aproximação entre discurso e prática artística e a sociedade em geral.
Interessa-se também pelo público jovem e cria no Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, entre 1996 e 2008, o primeiro espaço em Portugal, de programação de fruição artística internacional para um público jovem. Lecciona em múltiplas instituições de Ensino Superior. Cria múltiplas peças coreográficas que frequentemente envolvem pessoas de idades e com experiências de vida muito diferentes e intérpretes profissionais. Tem ganho vários prémios com os seus projectos. O seu trabalho é reconhecido pela sua carga humanística. Vive preocupada com a importância da educação artística de cada e todas as pessoas.