Workshop "O corpo em performance"
Tendo concentrado o seu trabalho e investigação orientada pela improvisação em composição, a performer Vânia Rovisco aliou a experiência que adquiriu no trabalho realizado no contexto da galeria de arte, a partir do qual noções sobre presença surgiram.
Depois de experimentar o quão diferente um corpo no palco é construído em oposição a um corpo instalado no espaço, tal experiência levou-a a perseguir esses inquéritos diferenciados de movimentos.
Ambos os caminhos, inteiramente válidos na abordagem a processo, foram explorados.
Neste workshop a intérprete e formadora explorou o saber lidar com as decisões, os acidentes e as experiências, sempre com a consciência potencial ou perda de energia, fazendo com que o trabalho corporal e performativo solidifique-se.
As atividades estiveram divididas entre uma prática intensa de corpo, a estimular os sentidos para o espaço e o tempo, activando-o e também fazendo com que este corpo transborde para uma relação de composição através da instalação dele próprio em improvisação.
Saber o que reter como material informa-nos sobre o que é o trabalho, assim como saber o que não reter também nos informa sobre o que ele não é.
Data: 7 a 11 de Outubro 2019
Orientação: Vânia Rovisco
Horas de Formação: 15
Projecto financiado pelo Ministério da Cultura/Direção Geral das Artes